Associação Humanitária e Social

A Cruz de Malta foi fundada em 1918 por Cavaleiros da Ordem Soberana e Militar de Malta (Ordem de Malta).

A Ordem de Malta comemorou 902 anos do seu reconhecimento Papal, pela Bula de 15 de Fevreiro de 1113, como organização benfeitora e dedicada ao apoio dos peregrinos de qualquer religião ou raça. Dotada de soberania desde dessa data, o que lhe promove uma autonomia suficiente para estar presente em mais de 110 países, desenvolve o mesmo trabalho continuado de apoio aos que sofrem, de forma politica e diplomaticamente estruturada.

Apesar da ligação com a Ordem de Malta se ter perdido ao longo destes 95 anos, esta aventura de recuperar a Cruz de Malta apresentou-se aos atuais Cavaleiros desta Ordem, bem como aos elementos dos Corpos Sociais que foram eleitos, como um grande desafio.

Foi uma obrigação, antes de tudo, moral, fazer o possível para não se perder um capital de quase 100 anos e, concomitantemente, uma instituição que enriquece as estruturas de apoio social e dotada de meios que podem beneficiar quem precisa.

Foram realizadas eleições e a lista que foi apresentada foi a vencedora. Após uma reestruturação executada através de um corte radical com o passado recente, procurámos levar a cabo um projeto idóneo e sério, cumpridor de toda a legalidade envolvente ao universo do apoio humanitário.

Construir uma realidade que possa contribuir com um conjunto de ações úteis à grande parte das pessoas que sofrem é, e será sempre, o nosso desígnio. Os corpos sociais da Cruz de Malta estiveram, e continuarão a estar, empenhados em promover uma Associação benigna e relevante para a sociedade onde nos integramos, respeitando a tradição do servir da Ordem de Malta enquanto Ordem Católica e com um papel na sociedade portuguesa desde a fundação do Reino. Assim sendo, é nosso desejo contribuir para a continuidade dessa tradição secular.

Pode encontrar-nos no Largo do Leão, Nº 11, Lisboa | comandoahbvcruzmalta@gmail.com socioscruzdemalta@gmail.com